O TechCrunch trouxe uma visão interessante sobre os motivos que levaram a aquisição da Nokia por parte da Microsoft.
As histórias do Windows Phone e da linha Lumia se misturam. O que deveria ser apenas o primeiro modelo de celular a adotar a plataforma da Microsoft, para muitos acabou se tornando sinônimo da plataforma.
Sabe aquela coisa de que a marca Bombril virou o nome da palha de aço e Xerox o nome popular das fotocópias? Algo nessa linha parecia estar acontecendo com o nome Lumia e o Windows Phone.
O gráfico acima mostra as pesquisas feitas no Google por “Windows Phone” (em azul) e “Lumia” (em vermelho).
A Nokia havia fechado a sua primeira parceria com a maior operadora americana. O lançamento do Lumia 900 teve direito a festa na Times Square com a participação da Nicki Minaj. Notem que foi exatamente em janeiro/2012 que o nome Lumia ultrapassou as buscas por Windows Phone. E vocês se lembram o que acontecia nessa época? O lançamento do Lumia 900 nos EUA em parceria com a AT&T.
As vendas nos EUA podem não ter correspondido ao investimento, mas o marketing agressivo serviu para que as pessoas descobrissem o que era Lumia, e de quebra, esse tal de Windows Phone.
De lá pra cá muita coisa aconteceu e é claro que apenas esse fator não era justificativa para uma aquisição de 7 bilhões de dólares.
Hoje a Nokia responde por mais de 90% do marketshare do Windows Phone em todo o mundo.
via: FaixaMobi
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